Matrículas abertas

Núcleo Música



Bateria - Guitarra - Baixo -Violão - Violino - Violoncelo - Piano - Teclado - Técnica vocal - Musicalização infantil - Teoria musical



Núcleo Arte



Arteterapia - Oficinas de Artes para crianças -Tardes Criativas - Férias com artes



Núcleo Saúde



Psicopedagogia - Fonoaudiologia - Terapia Ocupacional



Núcleo Educação



Acompanhamento de tarefas
Reforço Escolar
Educação Especial - PAIR







Matrículas Abertas



Rua Eduardo Bezerra, 1275 - São João do Tauape - Fortaleza - CE - Brasil

Tel: (85) 32576610

E-mail: escolarizoma@hotmail.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

I Festival de Música e Artes

Há cinco anos a Escola Rizoma vem trabalhando para aumentar a produção artística na cidade de Fortaleza, valorizando a cultura, a educação, as artes e mostrando ao mundo os futuros artistas.

Nesses anos, nossos alunos sempre mostraram seus talentos em recitais promovidos pela Escola, em uma oportunidade de apresentar tudo que produzem em sala para um grande público, e é um momento de reunir as famílias e amigos, e confraternizar com outros alunos e os profissionais da escola.

É sempre um grande prazer para nós da Escola Rizoma promover esses recitais, porque sabemos que traz benefícios à motivação e auto-estima dos alunos, além, claro, de revelar grandes talentos. 

Nossos recitais sempre ocorrem no meio e no final do ano em teatros de Fortaleza e são verdadeiros espetáculos, prova de que não há nenhum tipo de barreira para se fazer arte, seja ela qual for. Já tivemos 5 recitais durante esses anos e pela primeira vez teremos um Festival.

Diferente dos últimos recitais, o I Festival de Música e Artes vai reunir todos os Núcleos da Escola Rizoma (Música, Arte, Educação e Saúde) com exposições dos trabalhos de artes plásticas, poesia e música produzidos pelos alunos. Nosso Festival acontecerá no dia 13 de dezembro de 2011 no Teatro do Ibeu, localizado na Rua Nogueira Acioli, nº 891, Centro, a partir das 19hs. Cada aluno terá direito a quatro convites que serão entregues na secretaria da escola. 

Todos as informações sobre o festival serão dadas aos pais de alunos por meio de um informativo, mas se houver qualquer dúvida basta procurar a nossa secretaria ou ligar para escola no número: 3257.6610.





Rizoma Escola de Música, Artes, Educação e Saúde.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conhecendo a Rizoma

Alunos no projeto "Férias com Arte".
A Escola Rizoma é um espaço que oferece, para todos na cidade, serviços na áreas de música, arte, educação e saúde, tudo isso com muita comodidade e qualidade.


A nossa missão é construir o conhecimento, o gosto pelos estudos e artes, valorizando o processo e a produção artístico-cultural, nosso alunos são sempre estimulados a produzir e expor suas produções como forma de expressão e valorização do trabalho feito. Outro foco da escola é promover a interação entre essas áreas com base na formação de cidadãos críticos, criativos e sensíveis através de um espaço voltado para a conquista da autoestima, desenvolvimento de habilidades artísticas e sucesso escolar com qualidade e credibilidade.

Com a ajuda de professores capacitados, temos objetivo de ser referência no ensino artístico-cultural, com excelência no ensino, produção e divulgação de artes e educação para crianças, jovens, adultos e pessoas com necessidades especiais.

Banda infantil "Maria Fumaça" formada com alunos do Núcleo Música.
A Rizoma é um ambiente bastante acolhedor, onde todos se sentem em casa. Localizado na Rua Marcondes Pereira, nº 1191 no Dionísio Torres. 

Oferecemos os seguintes cursos:

  • Núcleo Música

piano, teclado, flauta doce, violino, violão, guitarra, bateria e musicalização infantil.


  • Núcleo Artes

arte terapia, desenho artístico, mangá, ateliê criativo e colônia de férias com o projeto Férias com Arte. 


E serviços:

  • Núcleo Educação

reforço escolar, acompanhamento de tarefas para ensino fundamental e médio, psicopedagoga e equipe multidisciplinar.


  • Núcleo Saúde

Psicologa, Psicopedagoga, Fonoaudióloga, Terapeuta ocupacional.

Oficina de jardinagem no "Férias com Arte".
Sentiu interesse por algum curso ou serviço ou deseja mais informações, é só ligar para o número 3257-6610, estamos esperando você.





Rizoma Escola de Música, Arte, Educação e Saúde.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Músicas infantis estimulam a fala e a escrita

Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) com crianças do ensino fundamental mostra que as histórias infantis e as cantigas de roda, inclusive o "Atirei o pau no gato", fazem muito mais por uma criança do que apenas entreter. O desenvolvimento da fala, e consequentemente da interpretação e produção de textos, evoluem no compasso dos diálogos com os pais e com as brincadeiras verbais da infância. O estudo é endossado pela presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Cláudia Mara Graça, que trabalha no tratamento de alunos com dificuldade de aprendizado. 

Doutor pela faculdade de educação da USP e coordenador da pesquisa "Alfabetização e leitura a partir da oralidade", Claudemir Belintane mostrou a professores da rede pública do Rio, em um seminário recente, o resultado do estudo feito durante um ano com 40 crianças de primeira a quarta série de escolas da periferia de São Paulo. Os alunos não alfabetizados ao longo dos quatro anos - "um número alto", nas palavras de Claudemir - apresentaram dificuldade de memorização e narração de histórias simples, como lendas e contos, "indicados para crianças de idade inferior". 

"Nesse período, houve uma melhora da comunicação oral muito precária. São alunos mais predispostos à fala comunicativa do que a qualquer tipo de texto", afirmou Belintane. 

Ao contrário da fala, que é fragmentada, os textos apresentados aos alunos possuíam início, meio e fim, assim como rima, jogo de palavras, trocadilhos, brincadeiras e outros recursos estéticos, que os estudantes tinham dificuldade de assimilar, embora, normalmente, sejam memorizados junto com a apreensão da linguagem, a partir dos 2 anos.

"A oralidade não se fundamenta na conversa cotidiana. É produto do conjunto de histórias, lendas, advinhações e rimas infantis. São habilidades de linguagens que preparam as bases para a escrita", define o pesquisador.

Em nenhuma criança do grupo foi diagnosticado problema neurológico. Muitas, porém, têm problemas familiares "sérios, que geraram questões psíquicas profundas", como abandono, falta de atenção e maus tratos.

"São crianças que não recebem a carga de linguagem dada a outras. As pessoas se comunicam com elas no imperativo: se manda, sai fora, cala a boa etc", explica. "As que desde cedo brincam com a palavra, ouvem cantigas de ninar, que têm um tratamento estético, conseguem desenvolver uma linguagem muito mais rica".        

Por Rafael Vaz
Artigo publicado em Educação e Comportamento
09 de junho de 2009



Rizoma Escola de Música, Artes, Educação e Saúde